Aprenda tudo que você precisa saber sobre a bolsa esportiva para começar hoje mesmo direto do seu celular ou computador.

Método rtb

  • carlospulgartb

Crescimento do Futebol no Equador



A vitoria mais que convincente do Independiente del Valle sobre o CR Flamengo pela placar humilhante de 5x0, válido pela libertadores 2020, foi um tremendo escândalo para muitos torcedores brasileiros. Para o grosso desses torcedores, uma derrota só é aceitável quando o adversário é, na maioria do casos, muito superior que o seu time em questão, ou, na pior da hipóteses, se vale do ambiente como fato principal.


Todavia, o que aconteceu na noite da última quinta-feira não é encaixável em nenhuma dessas situações, pois o time equatoriano de longe tem o prestígio histórico do time carioca, e o próprio ambiente não é de todo favorável ao dono da casa.


Não usarei este texto para explicar os motivos tácticos do baile sofrido pela flamengo, ou de como o treinador espanhol Angel Miguel Ramirez superou – e muito – o seu conterrâneo, mas sim para deixar claro os “porquês” do sucesso proguessivo do futebol daquele país na últimas duas décadas. Acompanhem.


A decolagem do pequeno do país começou no início do século 21 com a classificação inédita para a Copa de 2002, realizada no Japão e na Coreia do Sul. Até então, o Equador dividia com a Venezuela o título sulamericano de azarão. Tudo com a ida também ao Mundial de 2006 e a passagem inédita às oitavas de final, sem contar no Brasil em 2014. Das cinco copas disputadas no século, Lá Tricolor participou de três.


Em âmbito local a ascensão se deu com as consecutivas vitórias do LDU sobre o fluminense, em 2008 e 2009, pela Libertadores e Sulamericana, respectivamente. . O time também faturou a Recopa em 2009 e em 2010. para o Atlético Nacional da Colômbia. No ano passado, levantou o título da Copa Sul-Americana.


No que diz respeito à base o Equador tem sido um bom competidor, seja a nível continental ou mundial. É o atual campeão do Sul-Americano Sub-20 disputado em 2019, no Chile, e terminou o Mundial da categoria, na Polônia, em terceiro lugar. Perdeu para a Coreia do Sul nas semifinais e venceu a Itália no prêmio de consolação. No Sub-17, ficou em quarto lugar no Sul-Americano de 2015. No mesmo ano, alcançou as quartas de final no Mundial.


O Independiente Del Valle fora base da seleção equatoriana na conquista do Sul-Americano Sub-20 do ano passado. O clube virou uma usina de talentos para o país. Metade do elenco com média de 25,3 anos é formado na base. As joias criadas no CT do clube moram, treinam e estudam lá. Saem com diploma de ensino médio numa parceria com o Ministério da Educação do Equador com direito a status de Clube de Alto Rendimento Especializado Independiente Del Valle.


Escrito por Matheus do Carmo

5 visualizações

Ao fazer parte do Grupo de Elite, você terá acesso à análises diárias de jogos feitas por especialistas de maneira fácil, prática e com grande tendência de lucro.

Grupo de Elite

© Mundo RTB. Desenvolvido por Grupo MVDesign.

  • Nossa página no Facebook
  • Nosso canal no Youtube